Muito se ouve falar sobre os malefícios da GORDURA dos alimentos.
Já existem diversas pesquisas sobre o assunto, e ainda continuam aquelas dúvidas... "Devemos consumir?", "Devemos evitar?", "O que é melhor?"
Na realidade, o que acontece é que não existe um tipo de gordura, existem gorduras saudáveis e gorduras que são nocivas à saúde.
O que podemos afirmar é que as gorduras são excelentes fontes de energia e ajudam absorção de nutrientes e vitaminas.
O consumo de gordura na quantidade ideal colabora até na redução de alguns quilinhos indesejados!
As vitaminas A, D, E e K, só são absorvidas pelo nosso organismo na presença de gordura (lipídeos), por isso, essas vitaminas são classificadas como LIPOSSOLÚVEIS. Seguindo nessa linha de raciocínio, percebemos que a adição de gorduras saudáveis, como azeite, por exemplo, nas saladas, é imprescindível para a absorção de seus nutrientes. A adição de algumas castanhas, colabora também para prolongar a saciedade.
É interessante que, sempre que pensamos em emagrecimento, logo vem à cabeça, cortar totalmente a gordura da dieta. Será que essa é a melhor opção?
Com certeza não!!
Como descrito anteriormente, a gordura é essencial para a manutenção de diversa funções no organismo. É preciso apenas saber dosar a quantidade e saber o tipo de gordura que devemos consumir.
As gorduras insaturadas, que podem ser mono-insaturadas ou poli-insaturadas, são as que consideramos as gorduras saudáveis, pois elas colaboram no aumento do HDL (High Density Lipoprotein), que é o bom colesterol no sangue. Esse tipo de gordura está presente nos óleos vegetais, no abacate, linhaça.
O óleo de coco é uma exceção!!! Ele possui alta concentração de gordura saturada!
E as gorduras TRANS, são as piores que existem, pois elas são formadas através de um processo industrial chamado de hidrogenação. Essas são as gorduras mais prejudiciais à saúde, são as responsáveis por aumentar os casos de doenças cardiovasculares e a incidência de câncer. Elas provocam a diminuição do HDL e o aumento do LDL. Geralmente são encontradas em bolachas recheadas, bolos industrializados, em alguns chocolates e nas frituras.
No Brasil, o Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Alimentos (Abia) criaram metas para reduzir seu percentual nos alimentos a 2% do total até 2010.
A recomendação do consumo diário de gordura ao dia é de 55 g.
Para melhores informações procure as orientações de um NUTRICIONISTA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário