quarta-feira, 11 de abril de 2012

Exercício Físico e Diabetes

O diabetes é um dos mais graves problemas de saúde pública, pois contribui com 40 % das doenças cardiovasculares que são a principal causa de mortalidade no mundo, portanto podemos considerar que como doença crônica isoladamente, é a maior causa de mortalidade em todo o mundo (IDF-2003).

O exercício físico e a nutrição são excelentes aliados no controle do Diabetes Mellitus , estudos como o de Neuhouser e colaboradores (2002), demonstraram que homens e mulheres diabéticos que durante um ano tiveram controle alimentar e praticaram exercício físico moderado regularmente, diminuíram em 42% o risco da doença. Outros estudos demonstraram que o exercício físico diminui a hipertensão arterial, contribui na redução do colesterol e triglicerídeos no sangue, colaborando então na redução e prevenção de doenças cardiovasculares (American College of Sports Medicine & American Diabetes Association, 2000; Forjaz et al., 1998).



Os benefícios do exercício regular em diabéticos incluem a redução da perda de massa óssea (osteoporose), aumenta o fluxo sanguíneo muscular e a circulação sanguínea nos membros inferiores, podendo também contribuir na redução do peso (diminuição do percentual de gordura), aceleram as adaptações metabólicas e hormonais e, aumentam a sensibilidade à insulina.

Segundo o American College of Sports Medicine (ACMS), o  diabético deve  se exercitar de 5 a 7 dias por semana, com a duração de  30 - 40 minutos, e a intensidade de 60 à 75 da FCmáx (Frequência Cardíaca Máxima) ou 50 à 60% do VO2máx. Atividade de predominantemente aeróbia: caminhadas, natação, hidroginástica, ciclismo etc...

Vale lembrar que, o exercício é benéfico desde que bem orientado.
Então exija um profissional responsável, formado e credenciado!
Lidar com a saúde e a vida de uma pessoa é coisa séria!

Para ter um Treinamento Customizado:

                                                                              Bruna Conti
(19) 9190-8708     personal.bruna@gmail.com     



Nenhum comentário:

Postar um comentário