O termo fibromialgia pode ser definido como uma síndrome dolorosa generalizada e crônica, de etiologia desconhecida, que ocorre com maior frequência em mulheres. É considerada uma síndrome por englobar diversas manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono, distúrbios psíquicos e intestinais funcionais.
Diferentes fatores podem favorecer as manifestações da fibromialgia, dentre eles doenças graves, traumas emocionais ou físicos e mudanças hormonais.
A boa notícia é que uma das formas de tratamento não medicamentoso é através da atividade física.
Apesar de algumas pessoas acometidas pela doença terem um certo receio quanto à prática de atividades físicas, com medo de sentir mais dor, médicos e outros profissionais da área da saúde recomendam sua prática, pois com o exercício é possível promover relaxamento nos locais doloridos, bem como uma melhora dos sintomas e da qualidade de vida.
Os exercícios físicos na fibromialgia, além de promoverem melhora no sistema cardiovascular, atuam sobre o sistema musculoesquelético, favorecendo a mobilidade de grupos musculares que se encontram em contração prolongada, favorecem o alongamento de tendões, melhoram o equilíbrio durante a caminhada, e proporciona bem-estar.
É importante ressaltar que para quem tem fibromialgia, os exercícios de musculação devem ser leves e progressivos, em pequena quantidade, mas realizados diariamente, de modo regular e obedecendo a uma sequência programada de forma personalizada.
Para uma prescrição personalizada, procure um profissional de educação física!
Nenhum comentário:
Postar um comentário